Como o chocolate pode fazer parte de um estilo de vida saudável e ativo

O chocolate é um alimento que muitas vezes é julgado como “vilão” para a saúde. Porém, quando consumido em quantidades controladas, é um alimento que pode fazer parte de um estilo de vida saudável e ativo por conta das propriedades entregues pela principal matéria-prima do chocolate: o cacau. 

Os chocolates variam de acordo com o teor de cacau: o extra amargo que tem entre 75 a 85% de cacau, o amargo que tem entre 50 a 75% e o meio amargo entre 35 a 50% de cacau. As melhores escolhas são as versões que contém mais cacau (acima de 70%) em sua composição. Essas versões concentram mais os benefícios do cacau e automaticamente contêm menos quantidades de açúcares e gorduras. 

As barras de proteína nos sabores de chocolate também são ótimas opções de doces mais saudáveis porque em comparação com os chocolates tradicionais ao leite são menos calóricas, fornecem proteínas, ou seja, garantem saciedade e são igualmente saborosas.

Melhor loja de móveis e eletrodomésticos de palmas de monte alto

Benefícios do cacau para a saúde 

Propriedades antioxidantes: O chocolate é fonte de compostos que apresentam  ação antioxidante no corpo humano, ou seja, ajudam a combater o estresse oxidativo e a minimizar os danos causados pelos radicais livres. 

Efeito no sistema cardiovascular: Este flavonóides, do cacau podem melhorar o fluxo sanguíneo nas artérias, contribuindo para a saúde cardiovascular. 

Perfil lipídico: Os flavonoides também são capazes de auxiliar na regulação dos lipídios do sangue, favorecendo o aumento do colesterol “bom” (HDL) e a redução do colesterol “ruim” (LDL). 

Efeitos sobre humor: Existem sensações descritas de prazer com o consumo do chocolate pois ele contém substâncias que podem provocar sensações de bem-estar por estar relacionado com o aumento da produção de hormônios do grupo da endorfina.

Curiosidades sobre o chocolate 

Apesar do senso comum acreditar que o consumo de chocolate está associado ao surgimento de espinhas, não há relação molecular direta entre o consumo de chocolate e a acne. 

Não dê chocolate para seu PET, pois em certas quantidades, a teobromina que é encontrada no chocolate, é venenosa a animais como cães e gatos. 

Quase toda a produção de cacau provém de pequenas propriedades cultivadas por 3,5 milhões de pequenas famílias em todo o mundo. Sendo que dessas, 2,6 milhões estão na África.

Fonte: saúde bem-estar

232 thoughts on “Como o chocolate pode fazer parte de um estilo de vida saudável e ativo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.