Especialistas afirmam que chance de tsunami atingir Salvador é remota

A possibilidade de um tsunami atingir Salvador é remota.

De acordo com a Defesa Civil (Codesal), a avaliação foi feita por especialistas pelo órgão nesta quinta-feira (16), após repercussão de matéria do jornal Correio que informou sobre o nível de alerta crescente para a possibilidade de um vulcão entrar em erupção e causar o fenômeno natural que afetaria o Brasil, a Bahia e outras localidades.

Para o oceanógrafo José Maria Landim Domiguez, titular o departamento de Oceanografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (Ufba), isto aconteceria no “pior dos cenários”. “Para que ocorresse um tsunami de grande magnitude, isso no pior dos cenários, seria necessário que, em função da atividade vulcânica, parte do arquipélago escorregasse para o mar, o que geraria uma onda de grandes proporções que se propagaria para o oceano”, disse.

Melhor farmácia

Segundo ele, “trata-se de especulação supor que um tsunami ocorreria, pois não é a atividade vulcânica que gera o fenômeno, mas o deslocamento do solo”.

Melhor cerealista com o melhor preço

O especialista argumenta que as ondas de 5 metros indicadas pela reportagem não se distanciam muito do tamanho de ondas já registradas em Salvador. De acordo com ele, na orla da Barra já foram identificadas algumas de até 3 metros.

Melhor loja de móveis e eletrodomésticos

Fonte: Bahia Notícias

257 thoughts on “Especialistas afirmam que chance de tsunami atingir Salvador é remota

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *