Ministro fachin inocenta lula e o ex-prsidente fica elegivél para as eleições de 2022

Na tarde de segunda feira dia 08 de março de 2021 EDSON FACHIN, ministro do stf , inocenta o ex-presidente LUIS INACIO LULA DA SILVA (LULA) e torna elegível para a próxima eleição de 2022.

O ex-presidente lula foi condenado pelo juiz Sergio Moro no dia 12 de julho de 2017, Sergio Moro, juiz federal de primeira instância, condenou Lula a nove anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro na ação penal envolvendo um triplex no Guarujá. Na segunda instância a pena foi aumentada para 12 anos e um mês.

O ministro EDSON FACHIN, do supremo tribunal federal, considerou que a justiça federal no paraná não deveria ter julgado o ex-presidente pela falta de relação das denúncias com os desvios praticado na Petrobras. Com a decisão, os casos do tríplex no Guarujá, do sitio em Atibaia e do Instituto Lula serão avaliados do zero, em Brasília. No momento, Lula recuperou seus direitos políticos, voltando a ser elegível. A procuradoria-Geral da república vai recorrer.

O ministro EDSON FACHIN foi indicado para assumir o ministério em 14 de abril de 2015 pela presidente DILMA ROUSSEFF para o cargo de ministro do supremo tribunal federal (STF), na vaga que estava em aberto a mais de oito meses, desde a aposentadoria de JOAQUIM BARBOSA em 31 de julho de 2014.

Anteriormente, ele havia sido considerado para o cargo em seis ocasiões, a primeira das quais em 2003, e depois de ser preterido diversas vezes pelo presidente LUIS INACIO LULA DA SILVA, declarou, em 2010, que aquela seria sua última tentativa de assumir uma vaga no tribunal.

Então, o ministro está fazendo justiça ou é uma troca de favor?

Após o ex-presidente LULA ser inocentado pelo ministro FACHIN, o dólar sobre e chega próximo a seis reais e ações da bolsa de valores despencam.

Por Erasto Correia

766 thoughts on “Ministro fachin inocenta lula e o ex-prsidente fica elegivél para as eleições de 2022