Até onde você é Capaz de ir para realizar o seu maior sonho?

Foto da Dra Lara

A Médica, oftalmologista, Montealtense, Lara Pires Nogueira, sabe muito sobre essa pergunta! Formada no Ensino Médio no ano de 2006, mudou-se da cidade de Palmas de Monte Alto na Bahia, para longe da sua família, em busca de um sonho.
E foi na cidade de Montes Claros – MG, que começou grande parte da sua trajetória!

Nas próprias palavras da Dra. Lara Pires Nogueira:

  • Medicina pra mim é um “Meio”. O “Propósito” para que cada pessoa foi criada, aceite ela ou não, é ajudar o próximo. A Medicina foi o meio por onde eu escolhi fazer isso! É onde voce encontra as pessoas que mais precisam de acolhimento, pois estão vulneráveis, cansadas e com dores… E é aí que o profissional da Medicina, que ama ajudar o próximo, entra!

Depois de 1 ano de Cursinho Pré Vestibular, 1 ano longe da família

A, hoje médica oftalmologista Lara Pires Nogueira, conseguia a sua tão sonhada vaga na faculdade Integradas do Norte de Minas Gerais.

“Apenas 3 de cada 10 estudantes passam no primeiro ano de cursinho vestibular para o curso Medicina”.

  • Eu entendo que poucas pessoas tem a oportunidade de fazer um cursinho nessa parte da vida, para que possa batalhar pela sua tão sonhado vaga na faculdade. Mas, Graças a Deus e aos meus pais, eu tive! Assim, como também, muitos outros tem, mas não agarram essa oportunidade.

Nosso entrevistador perguntou para ela, se a saudade da família atrapalhava ou incentivava ela durante os 6 longos anos da Medicina e longe da família:

  • Sempre que eu pensava em desistir, eu lembrava de quem acreditava no meu sonho, além de eu mesma. Eu tinha uma Mãe que batalhava por mim distante todos os dias, um Pai, uma irmã, uma avó, tios e amigos… Todos esses acreditavam até onde eu poderia chegar e hoje, quase todos podem ver aonde estou chegando. Acredito que as minhas conquistas são minhas e da minha família. Então acredito que a saudade me incentivava!

Depois dos 6 anos de faculdade, como a você escolheu a residência de Oftamologia?

  • Eu acredito que a Oftalmologia, ela quem me escolheu ! Acho que porque eu há considero a mais nobre dos sentidos humanos! Poder ver e contemplar as todas as coisas, do nascimento ao fim da vida! Além de aliar parte clínica e cirúrgica, que eu sempre gostei também.

Após se formar em 2015, a Dra. Lara Pires Nogueira se muda para a cidade de Vitória da Conquista para fazer 1 ano do Medcurso, em busca da residência de Oftamologia e assim, no ano seguinte, ela consegue!

Foto da Dra Lara

Hoje, ela busca revolucionar a Medicina, cursando a Fellow em Glaucoma em Salvador, capital da Bahia.

Foto da Dra Lara

O Entrevistador do nosso site pergunta para a Médica, o que ela acredita que aprendeu nessa jornada de mais de 3 cidades, em busca do seu sonho:

  • Acredito que o que eu mais aprendi nesses anos, é que devo sempre, independente das circunstâncias, preservar a Fé em Deus! Ainda que eu não veja as coisas acontecerem, quando eu acredito que elas tem que acontecer, devo sempre fazer a minha parte na vida, no meu dia dia, transformando e lutando para ser melhor do que eu mesma. Do que eu fui ontem ao dormir! E para aqueles que desejam correr atrás dos seus sonhos e não enxergam condições nenhuma, lembrem-se
    Tente, persista, insista, mas nunca desista!
    E quando tudo for a favor de sua desistência.
    Persista novamente. Com Deus, todas as coisas são possíveis!

Doutora. Lara Pires Nogueira.

O que é oftalmologia, você sabe?

A oftalmologia é uma área da medicina com o intuito de diagnosticar, investigando e cuidando de doenças oculares – relacionadas aos olhos – sendo o profissional o médico oftalmologista.

Quem é o oftalmologista?

O oftalmologista é o profissional que estuda, diagnostica e trata dos olhos e suas doenças, uma vez que tem por sua responsabilidade realizar consultas, perguntando sobre o histórico da saúde ocular da família do paciente.
Acompanha o possível desenvolvimento de doenças verificando o bom funcionamento do sistema ocular, além de prescrever tratamentos e correções para dificuldades na visão.

Por que ir ao oftalmologista?

  • Dificuldade de enxergar
  • Coceira nos olhos
  • Diabetes ou hipertensão
  • Detecção de doenças hereditárias
  • Idade acima de 40 anos
    É importante reforçar que mesmo que não haja queixas como essas citadas acima, ir a consultas regularmente previne que doenças oculares apareçam e caso haja alterações é possível o tratamento precoce. É importante reforçar que mesmo que não haja queixas como essas citadas acima, ir a consultas regularmente previne que doenças oculares apareçam e caso haja alterações é possível o tratamento precoce.
Imagem da loja Cristina store

Doenças
Quais são as doenças oculares mais comuns?

  • Astigmatismo
  • Miopia
  • Conjuntivite
  • Hipermetropia
  • Alergia ocular
  • Catarata
  • Estrabismo
  • Glaucoma

“Visão embaçada, desconforto visual e vermelhidão nos olhos revelam diversas doenças, que podem não ser oculares, como, por exemplo, hipertensão, diabetes e colesterol alto. O exame de fundo de olho, que deve ser feito periodicamente, identifica os sinais quando há algo de errado no organismo. “Isto se deve porque a única região em que é possível ter uma visão direta dos vasos e artérias é o fundo do olho”, explica o oftalmologista e Professor da USP, Dr. Rony Preti, fundador do Preti Eye Institute”.

“As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar”. – Leonardo Da Vinci.

Por Erasto Correia

274 thoughts on “Até onde você é Capaz de ir para realizar o seu maior sonho?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *