Cinco Dicas da Francyelle estudante de nutrição Como Potencializar Seu Metabolismo

Olá, galera, meu nome é Francyelle, sou estudante de nutrição e hoje venho aqui mais uma vez trazer algumas dicas para você que está iniciando essa vida de dieta e exercícios físicos.

Foto da francyelle


Hoje apresento a vocês CINCO dicas para potencializar o seu metabolismo. E eu quero que vocês prestem atenção na quinta dica, porque eu vejo que tem muita gente que se orgulha de fazer esse procedimento achando que está emagrecendo.


Primeiro, vamos entender o que é METABOLISMO: metabolismo é a velocidade com que seu corpo, principalmente em nível de gordura, comporta-se. E hoje vamos falar
especificamente em metabolismo de gordura.


Quando estamos com o nosso metabolismo desacelerado, alguns sinais começam a aparecer. Por exemplo, você faz de quinze a vinte dias de dieta e nada acontece. Você
treina, treina, treina e não acontece nada. Você treina braço, treina perna, treina peito e não desenvolve. Provavelmente você está errando em alguma conta. Mas se você tomar
uma atitude agora, pode mudar isso.


Eis aqui CINCO dicas:


1º – CÁRDIO – O cárdio em baixa intensidade não vai fazer o seu metabolismo acelerar, você tem que fazer o HIT (Cárdio Intervalado em Alta Intensidade). Usarei como exemplo uma esteira: um a dois minutos você correndo, dando o seu máximo, mais um ou dois minutos andando rápido, até a recuperação do seu fôlego. Esse é um exemplo muito clássico do HIT, mas se vocês procurarem na Internet irão encontrar dezenas de estilos de HIT. Qualquer atividade que possa trazer muita ofegância para você, a ponto de parar em um intervalo para você recuperar sua atividade cárdiorrespiratória. O HIT está associado a uma situação chamada EPOC (Consumo Excessivo de Oxigênio Pós-treino). Que é basicamente a quantidade de oxigênio que você vai consumir após a sua atividade física. Funciona assim: depois que você faz um HIT bem puxado o consumo de oxigênio após essa atividade é muito grande. Depois da atividade física do HIT bem puxado o consumo de oxigênio dura por várias horas. Têm estudos que dizem que até dez horas após esse treino, e consumir oxigênio é gastar calorias.


2° – CONSUMIR ALIMENTOS TERMOGÊNICOS – Um exemplo de termogênico é a canela, ela tem propriedades reguladoras de insulina no nosso corpo. Regular insulina é
permitir que a chama do seu metabolismo continue alta na queima de gordura. Outro exemplo de termogênico são as pimentas, especificamente a pimenta-caiena que eleva a emperatura do seu corpo, outro termogênico bacana são as oleaginosas as quais são fontes de gordura. Por exemplo, a castanha, o amendoim, o gengibre e a batata-doce que também é um regulador de insulina.

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3°- PROTEÍNAS – Coma mais proteínas. A proteína tem vários benefícios; um deles é a saciedade, você vai sentir menos fome. Elas possuem também propriedades
termodinâmicas. O que são propriedades termodinâmicas? As proteínas elas gastam calorias para serem digeridas, o qual é chamado de processo enzimático digestivo.

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4° – CAFEÍNA – Cafeína ajuda a acelerar o metabolismo, uma xícara de café forte e bem concentrado equivale a trinta miligramas de cafeína. Se você tomar três xícaras de café por dia, totaliza noventa miligramas de cafeína no seu corpo.


5° – TOMAR UM BOM CAFÉ DA MANHÃ – Por que? Porque o seu corpo está acordando. Um bom café da manhã, uma boa fonte de proteínas e oleaginosas. Lembram das propriedades termodinâmicas? Seu corpo consome calorias. Então, há
vários fatores que podem te ajudar potencializar o seu metabolismo; uma delas é a água, a qualidade do sono também ajuda muito a potencializar o seu metabolismo.

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Bom, por hoje é só. Espero que vocês curtam às minhas dicas, pois são realmente eficazes, eu pratico no meu dia-a-dia. E caso tenham alguma dúvida, sigam-me no
Instagram: Srtª. Shape. Lá eu estarei respondendo.

Por Erasto Correia, edição: Edvaldo Júnior

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