Médica baiana dedica tempo na pandemia para dar dicas no seu Instagram e nas redes sociais para pessoas idosos e pessoas da 3° idade!

No Brasil, pessoas acima dos 65 anos já representam 14,3% dos brasileiros, ou seja, 29,3 milhões de pessoas, segundo dados do Ministério da Saúde.
Ao passo que a sociedade fica mais velha, novas tecnologias surgem e, enquanto os nativos digitais (Crianças, Jovens e Adultos) as assimilam sem muito esforço, os idosos precisam correr atrás para aprendê-las.

A Médica Lara Andrade, Médica Geriatra, utiliza o seu tempo nessa pandemia, para proporcionar informação e conhecimento sobre a saúde da 3° Idade, na vida dos idosos. Diariamente, ela procura fazer com que, a saúde das pessoas da 3° Idade, seja lembrada e cuidada regularmente.

No seu Instagram ela cria conteúdos de explicativos, através de Vídeos IGTVS ou imagens, visando que essa informação chegue ao Idoso.

No Instagram da Dra. Lara Andrade, você encontrará assuntos importantíssimos na vida dos Idosos, tais como:

Ah importância da Vacina”, nesse tempo de Pandemia, Mitos e verdades sobre a Vacina.

Prevenção de quedas para os idosos, uma luta contra acidentes em casa:

Pequenas ações simples que podem evitar o acidentes domiciliares para idosos:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⁃ Elimine tudo aquilo que possa ser obstáculo ou provocar escorregões dentro de casa, como tapetes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⁃ Instale suportes, corrimãos e outros acessórios de segurança no banheiro, na sala, nos corredores e no quarto.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⁃ Use sapatos com sola antiderrapante; nunca ande só de meias e substitua os chinelos que estão deformados ou frouxos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⁃ Instale iluminação ao longo do caminho da casa, principalmente para chegar até o banheiro.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⁃ Os armários devem ter portas leves e maçanetas grandes para facilitar a abertura, e as roupas mais usadas devem ficar em lugares de fácil acesso.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⁃ Suspensão ou uso em doses e tempos mínimos de medicamentos psicotrópicos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⁃ Exercícios, particularmente de condicionamento de equilíbrio, força e marcha.

O médico geriatra pode também propor intervenções que ajudam a reduzir a gravidade das quedas, como suplementos orais de vitamina D e cálcio para prevenção da osteoporose.

(ISOLAMENTO EMOCIONAL)

⚠️ Já estamos no quarto mês de isolamento social e com isso os cuidados com a saúde mental dos nossos idosos também merecem atenção especial. ⁣
-⁣
🔸 O distanciamento prolongado do mundo exterior traz a tona sentimentos ruins, como angústia, medo e ansiedade, podendo culminar no “isolamento emocional” dos idosos. ⁣
-⁣
🔸 Dessa forma, é importante nos mantermos presentes – mesmo que a distancia – para mostrar a eles que, apesar das restrições necessárias, eles não estão sozinhos, não estão totalmente isolados. ⁣

📲 A tecnologia é importante neste momento. Incentiva-los a utilizar ferramentas para chamadas de vídeo, redes sociais como forma de entretenimento e outros recursos disponíveis é uma ótima maneira para evitar o isolamento emocional entre os idosos.⁣

🔸 Estimular essas atividades vai ajuda-los a superar este momento de maneira mais tranquila. ⁣
-⁣
🔸 A prioridade é evitar o contagio, mas é preciso se fazer presente e incentivar entre os mais velhos o interesse por atividades que os mantenham conectados com o mundo exterior, mesmo que remotamente.⁣

Exercícios para Idosos

Dra. Lara Andrade também Apoia a Construção do Lar de abrigo 3° Idade, situada na cidade de Vitória da Conquista – BA,  um trabalho lindo de acolhimento de longa permanência para idosos que vivem em situação de vulnerabilidade social e pessoal.

Hoje estão construindo um Lar mais aconchegante, para receber mais de 30 idosos, porém estão com dificuldade para arrecadar recursos para finaliza. Abaixo encontra-se a lista dos materiais faltantes. Mas para o final da lista você pode visualizar algumas imagens dos nossos queridos e do andamento da construção

Para Contribuir com o Projeto:

⁣https://www.instagram.com/p/CDKbsFcgSZg/?igshid=mqvzrvjo7rmp

Veja a cima o Instagram da Dra Lara

Por Erasto Correia, Materia feita por Natan Conceição

156 thoughts on “Médica baiana dedica tempo na pandemia para dar dicas no seu Instagram e nas redes sociais para pessoas idosos e pessoas da 3° idade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *