Cometa Neowise pode ser observado no Sul do Brasil

Regiões Norte e Nordeste do Brasil também poderão observar partes do fenômeno

O cometa Neowise, descoberto pela Nasa em 27 de março, aparecerá no céu do hemisfério Sul do planeta e poderá ser visível no Sul do Brasil e nas regiões Norte e Nordeste. No Rio Grande do Sul, na próxima sexta-feira, 24 de julho, o cometa Neowise poderá ser observado com auxílio de equipamentos como binóculo. 

O binóculo nas observações desses fenômenos ajuda, principalmente nas grandes cidades, onde a poluição luminosa atrapalha. E aproveite os próximos dias, porque, depois disso, só em 6.700 anos para ver um cometa deste tipo novamente.

Segundo a Nasa, o cometa Neowise já pode ser procurado pelo céu brasileiro em cidades como Brasília e em Belo Horizonte ele já pode ser procurado. Em São Paulo e Rio de Janeiro, vale a pena a tentativa entre esta quarta (22) e quinta-feira (23), para quem tiver horizonte livre na direção noroeste, pois o cometa estará muito baixo no céu após o poente.

Entre em contato com (77)999927098 para garantir o seu

Descoberta do cometa Neowise

O astro foi detectado pela primeira vez em março, pelo satélite Neowise, da Nasa. Trata-se na verdade de um telescópio espacial de infravermelho que, em sua concepção original, designada Wise (Wide-field Infrared Survey Explorer), se destinava a pesquisar objetos distantes, dentro e fora do Sistema Solar.

Em 2010, após a missão de mapeamento do céu, o satélite foi redesignado Neowise e passou a ser usado para buscar objetos próximos à Terra (conhecidos pela sigla NEO).

No dia 31 de março, o objeto descoberto com os dados do satélite foi confirmado como um cometa e no dia seguinte recebeu sua designação sistemática. É o nome completo do cometa, dado pela IAU (União Astronômica Internacional): C/2020 F3 Neowise.

A letra C, é claro, indica que se trata de um cometa. Mas especificamente um cometa não periódico, ou seja, que está fazendo sua primeira visita registrada pelo interior do Sistema Solar. Quando um cometa é periódico, ou seja, foi registrado em múltiplas passagens, ele ganha a letra P.

No hemisfério Sul, o cometa Neowise será observado após o pôr do sol. Para observar, é necessário encontrar um local que permita visualizar o horizonte sem onstáculos. Prédios altos ou morros são bons locais para observação. 

De acordo com especialistas, é necessário olhar de frente para o sol na posição noroeste. Não aponte para o sol ao usar binóculos, já que o equipamento usado dessa forma pode causar danos à visão.

Saiba o que é um cometa

Cometa é um corpo menor do Sistema Solar que, quando se aproxima do Sol, passa a exibir uma atmosfera difusa, denominada coma e, em alguns casos, apresenta também uma cauda, ambas causadas pelos efeitos da radiação solar e dos ventos solares sobre o núcleo cometário. 

Os núcleos cometários são compostos de gelo, poeira e pequenos fragmentos rochosos, variando em tamanho de algumas centenas de metros até dezenas de quilômetros. Um cometa possui uma estrutura física dividida em três partes: núcleo, cabeleira e cauda.

Por Redação DC

209 thoughts on “Cometa Neowise pode ser observado no Sul do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *