Blockchain é prioridade estratégica de negócios, mostra relatório

Um relatório da empresa de auditoria Deloitte mostrou que a tecnologia blockchain está sendo vista como uma prioridade estratégica de negócios.

Assim, 83% dos líderes entrevistados acreditam que a sua aplicação é essencial para fornecer uma vantagem competitiva no mercado.

Blockchain como estratégia

De acordo com a Pesquisa Global de Blockchain de 2020, publicada no The Wall Street Journal, as empresas estão investindo na tecnologia para implementação em processos, controles e modelos de negócios.

Os resultados do levantamento sugerem que as preocupação acerca da blockchain estão desaparecendo. E que, agora, ela está firmemente atrelada ao pensamento estratégico da maioria das organizações.

O estudo entrevistou cerca de 1.500 executivos e profissionais seniores, com amplo conhecimento em blockchain, de 14 países.

Para 55% dos entrevistados, a blockchain é uma prioridade. Além disso, 88% consideram a tecnologia amplamente escalável, contra os 86% do ano passado.

Outro percentual que subiu foi o dos que entendem que a empresa perderá vantagem competitiva se não adotarem a blockchain. Assim, o número saltou de 77% em 2019 para 83% em 2020. 

Brasil tem sentimento positivo acima da média

Entrevistados do Brasil, Hong Kong, Israel e Emirados Árabes Unidos revelaram “um sentimento forte e positivo em relação à adoção da tecnologia blockchain” acima da média.

Segundo o relatório, esse sentimento pode pressagiar investimentos e confiança futuros e isso se reflete nos dados levantados. Já que 82% dos entrevistados estão contratando funcionários com experiência em blockchain ou planejam fazê-lo nos próximos 12 meses. Em 2019 eram apenas 73%.

Além disso, 40% dos entrevistados disseram que já incorporaram blockchain à produção, 17% a mais que em 2019.

Dúvidas permanecem

Por outro lado, o número de entrevistados que consideram a blockchain exagerada cresceu. O percentual atingiu 54% em comparação com 39% em 2019.

Já os que pensam que blockchain oferece mais segurança do que os sistemas de TI convencionais caíram de 71% em 2019 para 64%.

Ativos digitais

O estudo também fornece dados sobre ativos digitais. Embora sejam mais associados ao Bitcoin e outras criptomoedas, também possuem outras aplicações.

Nesse sentido, a maioria dos entrevistados veem os criptoativos de maneira favorável. Logo, quase 89% acreditam que os ativos digitais serão “muito ou um pouco importantes” para seus setores nos próximos três anos. Os que consideram “muito importantes” são 53%.

Outro dado de destaque é que 83% acreditam “fortemente ou um pouco” que as criptomoedas serão alternativas ou que substituirão definitivamente a moeda fiduciária nos próximos cinco a 10 anos. Na China, esse número é de 94%.

No que diz respeito à conformidade dos ativos digitais, 80% afirmam estar “muito ou um pouco preparados” para lidar com os aspectos regulatórios. 

Esses aspectos incluem regras sobre regulamentos tributários, padrões contábeis e práticas de KYC (conheça seu cliente) e de combate à lavagem de dinheiro.

Por Lorena Amaro

254 thoughts on “Blockchain é prioridade estratégica de negócios, mostra relatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *