PROF. PAULO AFONSO LOPES – RESUMO HISTORICO:


O Prof. Paulo Afonso Lopes, nasceu em Piranhas – Alagoas em 1952, veio para Juazeiro-Bahia em 1957, durante sua infância se dedicou, à Natação,
Fisiculturismo, e às artes das lutas marciais, Jiu-Jitsu, Livre Americana,
ValeTudo, e depois finalmente o JUDÔ, que ficou para sempre em sua vida,
desde os anos 60-70, inclusive no Exército, base de sua formação, desde 1971.


Teve excelentes professores, primeiros: Samuel Ayres do Nascimento Filho, Paulo Freire Luna, Bito Tanaka, Miguel I. Nascimento, Gilberto Pereira Menezes, Ivan Dias de Souza (risadinha), Francisco Magalhães Pinto-O Cirão, (e seus filhos); algumas aulas com L.
Shiozwawa, e Kazuo Yoshida, Hugo Ripardo, J. Sobreira, Luiz Maduro, e o Mestre Serrinha; sempre fez parte da Febaju-Federação Baiana de Judô, fundou a Judô Samurai-kan em 1971 na cidade de Juazeiro, marcando o pioneirismo do Judô na cidade desde essa data até agora.

O Prof. Paulo, foi Delegado Regional e Vice-Presidente Regional Febaju por várias vezes, e até março de 2021, juntamente com o Presidente Marcelo! Em 2008 a LNJ-Libaju o integrou na sua Lista de Membros, e em 2014 a CBLJ, fazendo uma análise
completa do seu currículo, o graduou ao 6° Dan-Kodansha pela CBLJ, e a FBJJ-Federação Baiana de Jiu-Jitsu (Ricardo e Edson Carvalho) o graduaram ao 5° Grau de Jiu-Jitsu. É 5º Dan de Judô pela Febaju.

O Prof. Paulo Afonso Lopes, sempre foi fiel, à Febaju e especialmente ao CIJ-Clube Itapagipano de Judô e JSK – Judô Samurai-kan. Considerada e Registrada de Utilidade Pública pela Lei n.985/85 – PMJ.

Prof. Paulo, aos 68 anos de idade, tem o privilégio de ver na cidade Juazeiro e Região Norte 16 Academias de Judô estabelecidas, 08(oito) delas filiadas diretamente à Febaju, e 08(oito) em
processo de filiação, agregadas à JSK-Judô Samuraikan, hoje sob direção de seus filhos: Rafael Alves Lopes e Paulo Afonso Lopes Júnior.

Com diversos Projetos Sociais, em parceria com a
PMBa., 75 CIPM, Rondesp Norte, Clube Santana-Chesf – Sobradinho-Bahia, e até Curaçá e em Sr.

Do Bonfim, com apoio e manutenção da PM-BA., também em Escolas Municipais e do Estado.

Hoje, com muito orgulho vemos muitas crianças que iniciaram o Judô com Mestre Paulo Afonso, formados e bem estruturados socialmente, exercendo funções especialmente nas Forças Armadas, Professores, Médicos, Coronéis, Advogados, Policiais em vários seguimentos,
Desembargador, e até Juiz Federal. Ficou marcante a passagem do Prof. Paulo na região, desde 1971 até o presente momento, sem nunca ter parado sua função de educador e formador.

Lamentamos profundamente, a falta de apoio e reconhecimento necessário para a continuidade dessa história de formação e dignidade das crianças, longe das drogas, da criminalidade, e da deformação de caráter e honestidade, que se alastrar em nossos dias, destruindo a sociedade.
Formando inclusive seu primeiro aluno, 6º Dan – Kodansha: Jairo Andrade Filho -FPJ em 2020,
orgulho da família Samurai-kan e de Juazeiro-Ba.

Quem sabe um dia alguém poderá reconhecer e ter a coragem de dizer: “Por aqui passou um grande Homem”!

Por Rafael Alves Lopes e Jorge Aquino – Judô Samurai-kan – Febaju. 13/07/2020.

197 thoughts on “PROF. PAULO AFONSO LOPES – RESUMO HISTORICO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *