Empresário Victor Oliva critica Joice Hasselmann com discurso polêmico

O empresário José Victor Oliva usou seu perfil do Instagram para criticar Joice Hasselmann (PSL-SP) no sábado (6). Oliva diz que a deputada federal ganhou inimigos após se posicionar contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e que ela também não tem apoiadores da esquerda. “Ficar chamando o cara de um monte de nomes e não dizer o porquê é traição. E aí você está morta. Politicamente. (…) Deixo a pergunta no ar: por que você mudou de ideia?”, escreveu.

No meio do texto, o empresário diz que, além dela ter “se ferrado” com a mudança de posicionamento, sua aparência é motivo para memes e piadas: “A senhora era tão bonitinha e de repente perdeu um pouco a silhueta”. A frase foi criticada pelo seu viés machista. “Qual a relação disso com o assunto? Não entendi”, escreveu um homem. “A pergunta é importante. Mas bem desnecessário citar a mudança do corpo. Bem machista”, disse uma seguidora.

A cantora Preta Gil chegou a manifestar repúdio à fala de Oliva (o comentário foi apagado). “Não acho ruim ser gordo, eu sou gorda e saudável. Acho ruim ser preconceituoso. (…) Atitudes e pensamentos como o seu trazem muito mais doença do que o peso e a aparência das pessoas em si”, declarou.

Pelos comentários na publicação, Oliva teria chamado a deputada de “Peppa”, fazendo referência à porquinha do desenho televisivo, antes de ter editado o texto como cita no fim do post: “editei algumas partes para corrigir um mal entendido. Sorry”. O também empresário Fabrizio Fasano demonstrou apoio a Oliva e reiterou a ofensa relacionada à animação infantil. “Traiu quem a fez, cuspiu no prato que comeu. (…) A gota d’água agora com o pepagate acabou com sua breve, curta e incompetentemente carreira política”, escreveu.

Na sexta (5), a deputada foi tema de uma reportagem veiculada na CNN Brasil que revelava uma suposta criação de perfis falsos para produção de fake news sob seu comando. No Twitter, Joice disse que as acusações da emissora foram “forjadas” e chegam a ser “amadoras”.

José Victor Oliva apagou a publicação por volta das 12h30 deste domingo (7). Procurado, ele disse que excluiu o texto porque começou a receber mensagens muito ofensivas. “Primeiro, não quis ofender ninguém. Muito menos sou gordofóbico ou qualquer outra coisa dessa. Não fui eu que inventei o apelido de Peppa. Chamam ela o tempo todo assim. O que falei e falei errado, e por isso peço desculpas, é que ela deve ter tido esse apelido porque ela mudou a silhueta. Foi uma coisa que aconteceu por ela mesma. Ao mesmo tempo, estava falando que, no Brasil, quem se sente traído se ofende. E, por isso, a mulher caiu em desgraça por um tempo. Mandei mal, me arrependi e tirei o negócio. A ideia não foi chamar ela de gorda, nem chamar ninguém de gorda. Isso não foi mesmo. Todo mundo que sabe da minha posição, o que acho, o que eu defendo.. Sou gordinho, sou feliz, mas sei que não devo defender a obesidade. Não devo fazer isso e nem ninguém deve fazer isso. Obesidade traz problemas para muita gente. É muito difícil deixar de ser gordinho. Já fiz muita dieta. Na hora que faz um exame, pode vir cheio de problemas de gordura, colesterol, etc. Quanta gente tem problema de autoestima com essa história? Do fundo do coração, não foi minha intenção. Eu fiz errado, escrevi errado, não fui claro.. Não queria dizer ‘eu acho que você é uma gorda’, mas ‘eu entendo porque te chamam de Peppa’. Como não sou nenhum Camões, peço desculpas quantas vezes for necessário”, disse Oliva à reportagem de VEJA SÃO PAULO.

154 thoughts on “Empresário Victor Oliva critica Joice Hasselmann com discurso polêmico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *